Portes grátis a partir de 95€ | Devoluções até 30 dias | Entregas a partir de 48hrs | joaodias@evolution-pet.pt | 916 248 195 (Chamada para a rede móvel nacional)
CONTACTO

ARTIGOS RECENTEMENTE ADICIONADOS

cão

Diarreia e problemas intestinais nos cães: tudo o que deve saber para tratar o seu fiel amigo!

Diarreia e problemas intestinais nos cães: tudo o que deve saber para tratar o seu fiel amigo!

Os problemas intestinais nos cães manifestam-se, sobretudo, por alterações na consistência das fezes, sendo a diarreia a mais comum.

É importante ter atenção a esses distúrbios intestinais, pois quando ocorrem com frequência podem ser um alerta para problemas digestivos que necessitam de apoio veterinário.

Leia este artigo e conheça as principais causas que dão origem à diarreia nos cães, incluindo o que deve ou não fazer quando o seu cão está com problemas gastrointestinais. 

O que é e quais as causas da diarreia no cão? 

A diarreia no cão caracteriza-se pela produção de fezes aquosas ou moles. Trata-se de um distúrbio intestinal que ocorre com maior frequência ao longo do dia, em comparação com as fezes normais.

Apesar de não ser uma doença, a diarreia nos cães é um desequilíbrio da flora intestinal associado à alimentação e à digestão. 

As principais causas para o seu cão ter problemas gastrointestinais são: 

  • Dieta irregular e acesso à comida do tutor;
  • Ingestão acidental de alimentos ou corpos estranhos (moedas, plástico, papel ou tecido, entre outros);
  • Mudança súbita na dieta;
  • Troca de marca de comida para cão;
  • Infestação parasitária;
  • Infeção bacteriana ou viral;
  • Alergia;
  • Alteração de rotinas e stress canino;
  • Doença grave, por exemplo: doença renal. 

Posso usar remédios caseiros para tratar a diarreia do meu cão? 

Primeiro, é preciso entender que tipo de problema intestinal tem o seu cão, quais os sinais que apresenta e há quanto tempo dura a situação.

Condição ligeira

A diarreia no cão consiste em 1 ou 2 episódios esporádicos que podem coincidir com alterações ou situações ocorridas nos últimos dias. O seu cão comeu algo estranho durante o passeio diário, teve acesso à despensa ou remexeu o caixote do lixo? 

Se forem estas as suas suspeitas, é provável que seja uma condição simples e fácil de resolver com tratamentos caseiros. Recomendamos que lhe ofereça uma dieta alimentar adequada e afaste o seu cão desses perigos. 

Problema sério e contínuo

A diarreia no cão prolonga-se por mais de 1 a 2 dias e pode estar associada a dores, prostração e vómitos com sangue.

Nestas situações aconselhamos a contactar de imediato o veterinário para avaliar o seu cão com problemas gastrointestinais, para que este defina a necessidade de realizar análises clínicas, e definir qual a terapêutica mais indicada.

Por exemplo, se for uma reação alérgica, o veterinário poderá recomendar uma dieta alimentar de eliminação para tratar o seu cão com problemas gastrointestinais. Ou seja, retirar determinados ingredientes suspeitos e testar até identificar o que causa a intolerância.

Mas qual é a melhor comida para cão com diarreia? Existem diferentes dietas veterinárias que podem ser usadas para restabelecer a função gastrointestinal. 
Selecionámos alguns tipos de comida de cão para a digestão, suaves para estômago e intestinos, com apenas uma fonte de proteína animal, 100% naturais e sem aditivos sintéticos. Ora veja. 


Quais são os tratamentos caseiros para cães com diarreia? 

Após confirmar que o seu cão está com um distúrbio intestinal passageiro ou após falar com o veterinário sobre a dieta alimentar que deve seguir, leia o que pode fazer para cuidar do seu amigo em casa. 

Promover o Jejum

O jejum diminui a energia do corpo necessária para a realização do processo digestivo, permitindo o repouso e a recuperação do aparelho gastrointestinal do cão.

Para situações de diarreia súbita, se o seu cão for adulto e saudável, opte pelo jejum (12–24 horas) ou salte uma refeição. Deverá garantir a hidratação do seu pet, deixando sempre à sua disposição água limpa e fresca.

Desaconselha-se esta prática em cachorros lactantes, gestantes ou em qualquer animal que tenha uma condição física ou clínica limitadora já identificada.

 

Fornecer uma dieta suave: galinha e arroz

Depois de um curto período de jejum, forneça uma dieta à base de arroz branco e carne de peru ou frango para facilitar a digestão e controlar os episódios de diarreia no seu cão. 

Certifique-se que a proteína escolhida é tolerada pelo seu cão e siga os seguintes passos: 

  • Coza o arroz e a carne em água sem sal, temperos ou gorduras; 
  • Faça a combinação de 1 porção de arroz para 2 de proteína; 
  • Ofereça pequenas doses segundo o tamanho do cão;
  • Aumente a dosagem se a comida estiver a ser tolerada. 


Esta dieta suave só deve ser fornecida durante alguns dias, uma vez que o seu valor nutricional é insuficiente para providenciar uma alimentação equilibrada e completa ao seu cão.

Quando as fezes começarem a ficar normais, faça a transição da dieta para a alimentação habitual do seu pet ou ofereça uma comida de cão para a digestão e mantenha os intestinos protegidos. Como, por exemplo: 


Preparar caldo de ossos

O caldo de ossos é muito rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e colagénio benéficos para a saúde intestinal e das articulações.

Este é um excelente suplemento natural que ajuda a restabelecer o organismo do cão com diarreia.

Como fazer o caldo: 

  • Deixe ferver os ossos e tecido conjuntivo de animais (cartilagens, tendões, músculos e nervos de carne ou peixe) entre 6 a 8 horas;
  • Coe o caldo para outro recipiente; 
  • Dê o caldo de ossos várias vezes ao dia em pequenas porções. 

Também pode optar por suplementos já preparados para esse efeito. Escolha para o seu cão com problemas intestinais um produto 100% natural, que ajude a repor os nutrientes em falta e, ao mesmo tempo melhore o sistema imunitário. 

Dar abóbora simples 

A utilização da abóbora é muito eficaz no tratamento de problemas gastrointestinais. Este ingrediente deve ser incluído na comida para cão com diarreia, pois enquanto atua como probiótico e ajuda a regular a flora intestinal, estimulando as bactérias úteis e afastando as nocivas. 

Além disso, a fibra contida neste alimento auxilia no processo digestivo e promove a recuperação do cão. 

Como preparar a abóbora: 

  • Corte a abóbora em pedaços, retire a pele e as sementes;

  • Coza-a apenas em água, sem qualquer tipo de temperos;

  • Faça um puré com a abóbora cozida e espere que arrefeça;

  • Ofereça 1 a 3 colheres de sopa conforme o porte do seu cão.

Se preferir pode substituir o puré caseiro por uma solução enlatada, mas assegure-se que a sua escolha é livre de açúcar, conservantes e corantes, caso contrário irá piorar a situação. 

Por exemplo, na Evolution Pet, encontrará o iogurte de abóbora, um preparado prebiótico e probiótico de alta qualidade, rico em vitaminas e minerais, sem aditivos sintéticos. Ideal para complementar o tratamento caseiro do descontrolo intestinal do seu cão.


O que deve ou não fazer para cuidar do seu cão com problemas intestinais?

Embora os problemas intestinais nos cães, como a diarreia, sejam possíveis de resolver com tratamentos caseiros e uma dieta adequada para regular as fezes, este pode ser um sinal de alerta para alguma doença do foro gastrointestinal do seu cão.

O que deve fazer: 

  • Consultar o veterinário se verificar vómitos, dores ou perda de apetite, ou se a diarreia persistir por mais de 1 a 2 dias. 

  • O que não deve fazer: 

     

    • Dar medicação antes de falar com o veterinário do seu cão;
    • Continuar um tratamento caseiro mais de 2 a 3 dias sem resultados.

    Acima de tudo, o melhor remédio para problemas intestinais no seu cão é a prevenção, oferecendo-lhe uma dieta equilibrada e nutritiva ao longo da vida. 
    Na Evolution Pet acreditamos que uma alimentação de qualidade é a base para manter os cães saudáveis, ativos e felizes. 

    Por isso, especializámo-nos em comida 100% natural, sem corantes e conservantes para termos uma oferta comercial de alto valor nutricional e ajudarmos o tutor a cuidar do seu fiel amigo.

    Fale connosco para esclarecer as suas dúvidas sobre comida para cães com problemas intestinais e saber quais as opções que podem responder às necessidades específicas do seu cão.

    banner
    banner